Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Primeiro título brasileiro na Libertadores

Almanaque da Bola #434
Por João Nassif 30/09/2019 - 09:12

O primeiro título de um clube brasileiro na Copa Libertadores foi conquistado pelo Santos em 1962. Ainda em seus primeiros anos o torneio era disputado apenas pelos campeões dos países da América do Sul, exceção à Venezuela que ainda não era filiada à CONMEBOL e não disputava as competições organizadas pela entidade.

A Libertadores em 1962 começou com três grupos cada qual com três clubes e o Santos, campeão da Taça Brasil em 1961 ficou pelo sorteio no Grupo 1, tendo como adversários o Deportivo Municipal da Bolívia e o Cerro Porteño do Paraguai.

Depois dos quatro jogos realizados no Grupo o Santos terminou em primeiro com sete pontos ganhos. Derrotou o Deportivo Municipal em La Paz por 4x3 e em Santos por 6x1. Empatou com o Cerro Porteño em 1x1 jogando em Assunção e no segundo jogo goleou por 9x1 na Vila Belmiro.

Na semifinal o adversário do Santos foi a Universidad Católica do Chile. O primeiro foi em Santiago e deu empate em 1x1. No segundo jogo o Santos venceu em casa por 1x0 e se credenciou para a final.

Na decisão o Santos enfrentou o Peñarol do Uruguai. Venceu em Montevideo por 2x1 e foi derrotado em Santos por 3x0. 

Foi necessário um jogo desempate disputado em Buenos Aires. No Monumental de Nuñez perante 60 mil espectadores o Santos venceu 3x0 com dois gols de Pelé e outro marcado contra pelo zagueiro uruguaio Caetano.

Como campeão sul-americano o Santos se credenciou para enfrentar o Benfica, campeão europeu na decisão do Mundial de Clubes.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito