Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Primeiro mundial a valer da seleção brasileira

Almanaque da Bola #440
Por João Nassif 06/10/2019 - 14:22

Mesmo com o iminente conflito que devastou a Europa, a FIFA determinou que o Mundial de 1938 fosse realizado na França.

O clima era de guerra na Europa, mas na CBD era de paz e pela primeira vez o Brasil enviou para a Copa do Mundo seus melhores jogadores em atividade. Com a desistência da Bolívia a seleção não precisou disputar as eliminatórias. 

Seleção brasileira que enfrentou a Polônia em 1938

O Mundial foi disputado em sistema eliminatório e logo na primeira rodada Brasil e Polônia fizeram uma partida histórica. O Brasil fez 3x1 no primeiro tempo e parecia encaminhar uma vitória tranquila. A chuva que caiu no intervalo inundou o gramado e mudou o panorama do jogo. A Polônia foi buscar o empate em 5x5 e somente na prorrogação foi que a seleção brasileira confirmou a vitória por 6x5 com três gols de Leônidas, o melhor jogador brasileiro naquela época.

Na segunda fase o Brasil teve que enfrentar a Tchecoslováquia num jogo que se transformou em verdadeira batalha. Três jogadores foram expulsos, sendo dois brasileiros, Leônidas saiu machucado depois de ter feito o gol do Brasil e a partida terminou empatada. Foi necessário um jogo desempate para decidir a classificação. 

Para jogar a semifinal dois dias depois, além do desgaste devido ao jogo anterior a seleção brasileira teve uma longa viagem até Marselha e dois desfalques para enfrentar a Itália, Leônidas e Tim. A ausência de Leônidas foi muito contestada e para muitos foi um capricho do técnico que queria poupa-lo para a decisão do Mundial. 

A Itália ganhou o jogo com um gol de pênalti muito discutido cometido pelo zagueiro Domingos da Guia. Ao Brasil restou o consolo do terceiro lugar com a vitória sobre a Suécia por 4x2.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito