Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Primeiro campeonato

Almanaque da Bola #240
João Nassif
Por João Nassif 20/03/2019 - 11:56

O campeonato da segunda divisão de Santa Catarina ou série B foi disputado pela primeira vez em 1986. Até então havia somente a divisão principal, chamada de série A.

Até 1985 os campeonatos estaduais eram disputados na sua maioria pelos mesmos clubes com uma ou outra alteração em virtude do afastamento de alguns, ou porque fecharam o departamento de futebol ou por não terem recursos suficientes para montagem de seus elencos. Saiam e voltavam com frequência e assim os campeonatos eram disputados.

O regulamento do campeonato estadual de 1985 disputado por 13 equipes já previa o rebaixamento de três clubes para a montagem efetiva da segunda divisão. 

O campeão foi o Joinville e o Avaí vice-campeão. 

Depois de várias fazes, como era comum naquela época, Paysandu de Brusque, Juventus de Rio do Sul e Blumenau foram os times rebaixados. 

Jogo pela Segunda Divisão em 1986 no Estádio Aderbal Ramos da Silva

Em 1986 foi formada com 11 times pela primeira vez a segunda divisão do campeonato catarinense.

Além dos rebaixados de 1985 jogaram a série B em 86 o Araranguá, a Caçadorense, o São Bernardo de Canoinhas, o Flamengo de Florianópolis, o Ipiranga de Tangará, o Laguna, o Guaycurus de Concórdia e o Tiradentes de Tijucas. 

Em meio ao campeonato o Juventus de Rio do Sul volta ser chamado de Rio do Sul e ao término encerrou suas atividades.

O campeão da segunda divisão em 1986 foi o Paysandu de Brusque que pelo título retornou à série A em 1987. 
 

4oito

Deixe seu comentário