Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Primeiras mulheres

Almanaque da Bola #364
Por João Nassif 22/07/2019 - 12:29

Poucos sabem, mas as mulheres já entraram em campo para jogar futebol no final do século XIX na Grã-Bretanha e chegou ao maior momento durante a Primeira Guerra Mundial quando levaram multidões aos estádios quebrando a hegemonia masculina no futebol.

Foi uma época em que as diferenças de gênero foram deixadas de lado em prol dos interesses da coroa britânica. Em 1920 mais de 50 mil pessoas viram uma partida do grande time da época, o Dirk Kerr’s Ladies.

Dirk Kerr’s Ladies

Mas, por culpa do preconceito e da concorrência com o futebol masculino em 1921 elas foram proibidas de jogar pela Football Association, a Federação Inglesa de Futebol.

A desculpa pela proibição foi que o jogo de futebol é totalmente inadequado para o sexo feminino e não deveria ser encorajado.

Este absurdo durou cinco décadas. Em 1971 o impedimento foi interrompido pela Football Association no mesmo ano em que a UEFA, União Europeia de Futebol, recomendou que seus países criassem ligas de futebol feminino, com a Itália sendo a primeira a ter sua própria liga de futebol profissional. 

Daí em diante o esporte cresceu e nos anos 1990 se consolidou até que em 1991 ganhou sua primeira Copa do Mundo. O primeiro Mundial de Futebol Feminino foi disputado na China e teve os Estados Unidos como primeiro campeão com a Noruega em segundo. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito