Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Primeira Taça Libertadores

Almanaque da Bola #457
João Nassif
Por João Nassif 23/10/2019 - 10:47

A Copa Libertadores da América de 1960 foi a primeira edição da competição que em todos os anos é organizada pela CONMEBOL, Confederação Sul-Americana de Futebol.

Nesta edição inaugural sete países participaram com suas equipes campeãs nacionais em 1959. O representante do Brasil foi o Bahia campeão da Taça Brasil. Equador e Venezuela não tiveram clubes no torneio e o Universitário do Peru que estava inscrito desistiu de participar.

O primeiro jogo da história da Libertadores foi entre o Peñarol do Uruguai e o Jorge Wilstermann da Bolívia com vitória dos uruguaios por 7x1 no dia 19 de abril de 1960.

O Bahia enfrentou o San Lorenzo na primeira fase e foi eliminado mesmo vencendo o jogo de volta na Fonte Nova por 3x2. O San Lorenzo havia vencido o primeiro jogo por 3x0 jogando em Buenos Aires.

Além do Peñarol e San Lorenzo, foram às semifinais o Millonarios da Colômbia que eliminou a Universidad de Chile e o Olímpia do Paraguai com a desistência do Universitário do Peru.

Nas semifinais o Peñarol eliminou o San Lorenzo e o Olímpia despachou o Millonarios com uma goleada de 5x1 no segundo jogo em Assunção.

A final sul-americana, diferente da europeia é disputada em dois jogos e na primeira edição da Libertadores o Peñarol foi o campeão depois de vencer por 1x0 em Montevideo e empatar em 1x1 em Assunção.

Com a conquista o Peñarol se credenciou para disputar com o Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões da Europa a Taça Intercontinental de 1960.
 

4oito

Deixe seu comentário