Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Primeira série D da história

Almanaque da Bola #282
João Nassif
Por João Nassif 01/05/2019 - 10:11Atualizado em 02/05/2019 - 18:33

A série D do campeonato brasileiro reconhecida como a quarta divisão é um torneio que evolve clubes de todos estados do país, selecionadas para cada edição por vários critérios, desde a colocação nos respectivos estaduais como vencedores de Taças e também pelo ranking nacional de clubes da CBF.

Sua primeira edição aconteceu em 2009 projetada para a disputa de 40 clubes, mas como nenhum do Acre se interessou o torneio foi disputado por apenas 39.

Aos poucos a competição foi crescendo em número de participantes e em 2016 chegou aos 68 clubes com a formação de 17 grupos de quatro equipes em cada um na primeira fase e depois eliminatórias diretas até a decisão. 

Os quatro clubes que alcançarem as semifinais estão automaticamente classificados para a Série C no a no seguinte. Não existe rebaixamento na série D.

O primeiro campeão foi o São Raimundo do Pará que derrotou na final o Macaé do Rio de Janeiro. O time paraense perdeu o primeiro jogo em Macaé por 3x2 e venceu em casa por 2x1. Foi campeão por ter marcado mais gols fora de casa.

Jamais algum clube foi duas vezes campeão na série D do campeonato brasileiro.  
 

4oito

Deixe seu comentário