Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Primeira e única

Almanaque da Bola #491
Por João Nassif 26/11/2019 - 09:12

A seleção togolesa de futebol, conhecida como “Os Falcões”, é a 124ª do ranking da FIFA e conseguiu participar de uma Copa do Mundo somente em 2006, torneio disputado na Alemanha.

Foi eliminada na primeira fase jogando no Grupo G que terminou com a Suíça em primeiro, a França em segundo e a Coréia do Sul em terceiro. Togo foi a última colocada do grupo sem ganhar sequer um ponto.

Perdeu na estreia para a Coréia do Sul por 2x1, depois foi derrotada pela Suíça por 2x0 e fechou sua participação com derrota de 2x0 para a França. Ficou na 30ª posição ao final do Mundial.

A participação de Togo na Copa de 2006 foi conturbada. A Federação local prometeu aos jogadores uma premiação em dinheiro pela classificação. Ao chegarem na Alemanha, os atletas acusaram os dirigentes de reter o prêmio prometendo o dinheiro caso a seleção passasse para as oitavas de final.

Como a equipe perdeu seus dois primeiros jogos os jogadores ameaçaram não entrar em campo contra a França caso o prêmio não fosse pago. A FIFA foi obrigada a intervir no impasse e forçou a Federação Togolesa a pagar a premiação aos atletas.

Mais tarde, os dirigentes da Federação acusaram a FIFA de pagar um valor insignificante para a participação da seleção na Copa do Mundo. A FIFA afirmou que o valor pago é o mesmo para todas as seleções participantes. 

Exigiu um pedido oficial de desculpas sob pena da exclusão de Togo das principais competições organizadas pela entidade, o que foi imediatamente feito.

Em janeiro de 2010 a seleção de Togo foi vítima de um ataque terrorista quando se deslocava para disputar a Copa Africana de Nações em Angola. Assim que atravessou a fronteira a delegação foi atacada pelo grupo rebelde de Cabinda que brigava pela independência da região.

No ataque morreram três componentes da delegação, o motorista do ônibus, um assessor de imprensa e um assistente técnico e três jogadores ficaram feridos. No dia seguinte a delegação decidiu abandonar o torneio.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito