Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Prêmio jogador do ano

Almanaque da Bola #344
Por João Nassif 02/07/2019 - 11:45

O prêmio Melhor Jogador do Ano, uma promoção da FIFA é uma distinção anual para jogadores considerados como os melhores do mundo. O prêmio é entregue tanto ao masculino como ao feminino.

Criado em 1991, teve em 2009 uma alteração em sua denominação para a premiação masculina, quando anunciou-se a unificação desta com a Ballon d'Or, que fora outrora entregue pela revista francesa France Football, criando assim a FIFA Ballon d'Or. 

A partir 2016, a FIFA e a revista francesa voltaram a realizar premiações separadas: a France Football voltou a realizar o Ballon d'Or e a FIFA voltou a realizar sua tradicional premiação, denominando-a nesta nova fase como The Best FIFA Football Awards. 

A eleição do melhor do mundo é baseada em votos de treinadores e capitães de equipes em vários países. O sistema de votação determina que um treinador tenha três votos com pesos de, respectivamente, cinco, três e um pontos, sendo vencedor o jogador com mais pontos somados.

Em 1991 na primeira edição do concurso o vencedor foi o meia alemão Lothar Matthaus que jogava pela Internazionale de Milão. Em segundo lugar ficou o francês Jean-Pierre Papin jogador do Olympique de Marseille e em terceiro o inglês Gary Lineker do Tottenham Hotspur.

Lothar Matthaus- melhor do mundo em 1991

Nos seus 28 concursos de 1991 até 2018 a premiação teve diversas parcerias e denominações. Todas somadas, deu empate entre os maiores vencedores. Zinedine Zidane, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, cada um ganhou a Bola de Ouro seis vezes. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito