Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Pioneiro em campeonatos estaduais

Primeiro campeão no Brasil
Por João Nassif 26/12/2018 - 10:25

Quando o futebol no Brasil ainda estava nos primórdios, foi criada a Liga Paulista de Foot-Ball, a primeira entidade fundada no país em condições de organizar um torneio de futebol.

O campeonato da Liga Paulista de Foot-Ball foi reconhecido pela atual Federação Paulista como o primeiro Campeonato Paulista de Futebol. Foi a primeira competição estadual envolvendo clubes que foi realizada no Brasil. 

O pioneiro Campeonato Paulista de Futebol de 1902 foi disputado por cinco equipes: Associação Atlética MACKENZIE Colige, Clube Atlético PAULISTANO, SÃO PAULO Athletic Club, Sport Club GERMÂNIA e Sport Club INTERNACIOAL.

O campeonato foi disputado em turno e returno por pontos corridos e o campeão recebeu uma Taça em caráter transitório que ficaria de posse definitiva ao clube que fosse campeão três vezes seguidas.

Final do campeonato paulista de 1902

Depois de cada clube ter disputado oito jogos São Paulo e Paulistano terminaram empatados com 12 pontos ganhos cada um. Ambos tiveram cinco vitórias, dois empates e uma derrota, lembrando que naquela época vitória valia apenas dois pontos.

O Mackenzie ficou em terceiro com nove pontos, o Germânia em quarto conquistou quatro pontos e o lanterna foi o Internacional que somou apenas três pontos. 

Foi necessária uma partida de desempate para que se apurasse o campeão.

O jogo foi realizado no dia 26 de outubro de 1902 no Campo do Velódromo e o SÃO PAULO foi campeão com a vitória de 2x1 sobre o PAULISTANO.

Charles Miller que trouxe o futebol para o Brasil foi o artilheiro do campeonato com 10 gols, além de ter sido autor dos dois gols do título. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito