Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Ortorexia nervosa

Por João Nassif 10/11/2017 - 08:40

Dr. Luiz Carlos Custodio Fontana*

A ortorexia nervosa é um novo distúrbio do comportamento alimentar caracterizado por uma obsessão em comer saudável. A pessoa ortoréxica, inicia uma busca obsessiva por normas (ou regras) de alimentação saudável. 

As informações são obtidas através dos meios de comunicação porém são informações distorcidas e exageradas para ficar saudável. 

Dessa forma, acaba excluindo muitos alimentos, por exemplo, começa com aqueles considerados impuros, como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, com agrotóxicos, pesticidas, alimentos transgênicos, entre muitos outros. 

Isso leva até a exclusão de grupos de alimentos considerados importantes para uma nutrição adequada podendo levar a quadros de carências nutricionais ou subclínicos. Também associa uma preocupação com a forma de preparo e os utensílios utilizados na preparação dos alimentos. 

Comer fora de casa é considerado um problema, evitam reuniões sociais e jantares para não “cair na tentação” de ingerir outro tipo de produto e pesam os alimentos e sentem “grande culpa se quebrar as regras”, e pelo contrário sentem uma sensação confortável ao fazer um prato elaborado exclusivamente com produtos orgânicos,ecológicos, bio ou com determinados certificados de salubridade. 

Acabam se isolando para conseguir se alimentar dessa forma saudável ou com alimentos considerados “puros” em casa, não aceitando comer em restaurantes e dessa forma acabam deixando de sair com os amigos ou namoradas/os. A dieta “saudável” acaba tomando conta da sua vida.

O problema é que a pessoa ortoréxica não procura ajuda porque acredita que está fazendo a escolha certa. 

Na prática clínica, os pacientes com ortorexia atendidos nos consultórios ambulatoriais, foram encaminhados pelos familiares. Alguns pacientes acabam necessitando de um encaminhamento para psicoterapia.

Ainda não se sabe qual a prevalência deste distúrbio na população geral, porém alguns grupos foram identificados nos últimos trabalhos científicos. Dentro deles, aparecem os atletas, esportistas, os artistas, os médicos e as nutricionistas.

“Comportamentos nutrologicamente desequilibrados merecem toda a atenção e o aconselhamento alimentar e nutrológico adequados”.

* Residente em Medicina do Exercício e do Esporte. Instagram: @luizcarlosfontana @med.esporte E-mail: [email protected]
 

Tags: Ortorexia

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito