Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O segundo torneio de clubes da Ásia

Almanaque da Bola #480
Por João Nassif 15/11/2019 - 08:30

O segundo torneio mais importante do futebol asiático é a Copa da AFC (Confederação Asiática de Futebol).

Criada em 2004 reúne clubes do segundo escalão do futebol asiático e acontece em paralelo com a Liga dos Campeões da Ásia. Diferentemente do que ocorre com a Copa Sul-Americana ou a Liga Europa, os clubes que participam da segunda divisão continental não vêm de posições intermediarias em suas Ligas Nacionais.

Festa do Al-Ahed campeão da Copa da AFC

Desta forma, enquanto a Champions Asiática se restringe às federações mais bem ranqueadas da região, a Copa da AFC inclui os países restantes. Assim os concorrentes pelo troféu secundário não serão, por exemplo japoneses e sauditas entre outros, mas campeões de nações como a Síria, Vietnã, Tadjiquistão e a Índia.

A decisão da Copa da AFC em 2019 reuniu dois times que pela primeira vez chegaram à final do torneio. E com características bem peculiares. O 25 de abril time do exército da Coréia do Norte contra o Al-Ahed do Líbano, clube com estreitas ligações com o Hezbollah.

A final do torneio estava programada para Pyongyang, capital norte-coreana, mas devido aos incidentes quando do confronto entre as duas Coréias a Federação Asiática mudou o jogo para Kuala Lumpur na Malásia. A decisão foi vista por apenas 500 pessoas.

O goleiro do 25 de abril que era o melhor jogador em campo foi expulso aos 26 minutos do primeiro tempo da decisão, por uma falta cometida fora da área. Os libaneses em vantagem numérica conseguiram o gol do título aos 29 minutos do segundo tempo.

Depois do jogo o goleiro libanês Mehdi Khalil foi eleito o melhor jogador do torneio, ele que é titular da seleção de seu país não sofreu gol em 09 dos 11 jogos de seu time ao longo do torneio. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito