Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O que está em jogo nas corridas deste final de semana?

Por João Nassif 29/10/2020 - 21:39

Thiago Ávila *

Fórmula 1 em Ímola, reta final da Nascar e definição no IMSA marcam o final de semana de corridas. O que está em jogo em cada uma delas?

FÓRMULA 1

A Fórmula 1 retorna à Ímola neste sábado depois de 14 anos, quando na época a prova ainda se chamava GP de San Marino. O circuito é tragicamente conhecido pelos acidentes de 94 e pela perigosa curva do Tamburello, que já foi reformada por questões de segurança.

Autródomo de Imola

Uma novidade para este final de semana é a exclusão dos treinos de sexta-feira. Os carros terão apenas 60 minutos de prática no sábado de manhã, antes de fazerem a classificação à tarde. Busca sua vitória de número 93, ainda não pode confirmar o heptacampeonato neste domingo, mas pode dar o primeiro xeque, antes do mate. São 77 pontos de vantagem sobre Valtteri Bottas e precisaria de apenas mais duas vitórias para conquistar o título sem depender de ninguém.

Quem já está em xeque mesmo é Alexander Albon. O tailandês vem de resultados muito ruins nas últimas corridas, apesar de ter conquistado o pódio na Toscana. Ele somou apenas um ponto em três corridas e pode acabar perdendo o campeonato para Gasly, que é piloto da AlphaTauri, equipe B da Red Bull. Em contrapartida, o francês vem na sua melhor fase da carreira e muitas equipes do mercado já abriram o olho para levar Pierre, incluindo a Renault. Christian Horner já descartou a possibilidade de dar uma segunda chance a Gasly e confirmou Albon até o final do ano, mas para o ano que vem Hulkenberg e Pérez estão muito bem cotados para assumir sua vaga.

A AlphaTauri deve manter Gasly e trazer o japonês Yuki Tsunoda para a vaga de Daniil Kvyat, com isso, o tailandês só tem dois caminhos: Red Bull ou nada! Ímola deve ser a corrida chave para Albon confirmar sua vaga para 2021.

NASCAR

Nesse domingo tem decisão dos últimos finalistas da Nascar, em Martinsville. O minúsculo circuito oval de meia milha. A Toyota e a Ford nos últimos anos dominam os circuitos curtos, mas em Martinsville há dois anos é Martin Truex Jr. quem manda. O dono da vila venceu a prova dos playoffs no ano passado e da temporada regular deste ano, e ganhou com maestria. Ano passado foi o primeiro a classificar à final e este ano liderou praticamente todo o último segmento.

O único que já está tranquilão é Joey Logano, que venceu o duelo com Kevin Harvick em Kansas e já está garantido na final. Na última quarta-feira, Kyle Busch, que já está eliminado dos playoffs, tirou a vitória de Truex, e agora só o triunfo em Martinsville interessa para o campeão de 2017. 

Mas não podemos esquecer de Brad Keselowski, que pontuou bem no Texas e colou em Danny Hamlin pela disputa da segunda vaga por pontos. O piloto da Penske vem muito bem nos circuitos curtos este ano, foram três vitórias – Bristol, New Hampshire e Richmond – e um terceiro lugar no próprio circuito de Martinsville. Portanto é um dos favoritos a garantir o passaporte à final. Se eu fosse apostar nessas últimas três vagas, certamente iria de Truex, Harvick e Keselowski. Uma pena para Hamlin, que voou este ano, com sete vitórias, mas parece estar amarelando nessa última fase dos playoffs.

Na Xfinity Series, Chase Briscoe já está com passaporte garantido para Phoenix e Noah Gragson praticamente perdeu suas chances com o erro na última curva no Texas, onde viu Harrison Burton voltar a ganhar depois de quatro meses. Para Martinsville, Austin Cindric, Justin Allgaier, Justin Haley, Brendon Jones e Ross Chastain são os favoritos para as últimas três vagas. A categoria de acesso não tem costume de correr na tal pista curta, portanto diria que Allgaier, o mais experiente entre os cinco, deve levar essa, além de ter ido muito bem em circuitos curtos este ano. Cindric e Jones são minhas apostas para fechar o quarteto da final.

E na Truck Series, com Brett Moffitt e Sheldon Creed já dentros, restam apenas duas vagas. A Toyota deve mandar nessa pista, como em todas as categorias, por isso Zane Smith tem ótimas chances de ser o terceiro nome da final, e Austin Hill deve confirmar a vaga por pontos, apesar de não descartar as chances de Grant Enfinger que vem sempre forte em circuitos curtos.

IMSA

O campeonato de Endurance dos Estados Unidos está chegando às suas últimas corridas. Depois de terem perdido a corrida lamentavelmente Petit Le Mans, as duplas Pipo Derani/Felipe Nasr e Helio Castroneves/Ricky Taylor buscam ainda se manter na briga pelo título neste final de semana em Laguna Seca.

Há duas semanas, o Cadillac #31 e o Acura #7 se tocaram a 10 minutos do fim e entregaram de bandeja para o Cadillac #10 de Ryan Briscoe, Renger van der Zande e Scott Dixon. A dupla da Penske havia levado três vitórias consecutivas e buscavam a quarta para assumir a liderança do campeonato, agora estão com oito pontos de desvantagem sobre a dupla da Wayne Taylor.

A prova de Laguna Seca, por ter apenas 2h30 de duração pode ser a chance dos brasileiros chegarem ainda na briga pelo título nas 12 Horas de Sebring. 

* Jornalista

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito