Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O primeiro Sul-Americano

Almanaque da Bola #598
João Nassif
Por João Nassif 12/03/2020 - 09:17

Argentina e Uruguai dominaram o futebol sul-americano no início do século passado. A hegemonia começou em 1916 com a disputa do primeiro Campeonato Sul-Americano de Seleções vencido pelo Uruguai na casa dos rivais.

O torneio foi um quadrangular que além de Argentina e Uruguai teve também as participações de Brasil e Chile. Jogaram todos contra todos em turno único.

Uruguai campeão em 1916

A seleção brasileira empatou com o Chile e Argentina, dois jogos em 1x1 e foi derrotada pelos uruguaios por 2x1.

A tabela marcou para o último jogo o encontro entre os dois rivais com o Uruguai jogando pelo empate. 

Todas as partidas do torneio foram disputadas no estádio do Gimnasia y Esgrima no distrito de Palermo em Buenos Aires com capacidade para 17 mil espectadores.

A partida final foi interrompida logo aos 5 minutos, pois houve briga generalizada sem condições de segurança para que o jogo tivesse continuidade.

Com a suspensão da partida foi marcado no jogo para o dia seguinte com a mudança de local. O jogo foi para o estádio do Racing em Avellaneda com arbitragem do chileno Carlos Fanta.

Terminou empatado em 0x0 e o Uruguai foi consagrado como o primeiro campeão sul-americano de futebol.

Até a primeira Copa do Mundo de 1930 foram disputados 11 Campeonatos Sul-Americanos com cinco títulos do Uruguai, quatro da Argentina e dois do Brasil, em 1919 e 1922.

4oito

Deixe seu comentário