Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O maior torneio de clubes do planeta

Almanaque da Bola #706
Por João Nassif 28/06/2020 - 08:39

A Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League) é uma competição anual que reúne somente clubes da Europa e é o principal torneio de clubes do planeta.

A final da Liga é o evento esportivo anual mais visto em todo o mundo. A final do torneio da temporada 2012/2013 teve o maior índice de audiência da história atraindo 360 milhões de telespectadores.

A Champions como é conhecida foi introduzida em 1992 e é sucessora da Copa dos Clubes Campeões Europeus que havia sido disputada de 1955, acrescentando uma fase de grupos à competição, permitindo a participação de vários clubes de diversos países. 

A primeira edição na temporada 1992/1993 foi inicialmente um torneio que havia apenas grupos, aberto apenas aos campeões de cada país. Ainda durante a década de 1990 o formato foi expandido, incorporando uma fase pré-classificatória com a inclusão de clubes que foram vice-campeões em seus campeonatos nacionais.

O regulamento foi sendo modificado à medida que os torneios foram se sucedendo e hoje a Champions começa em meados de julho com três rodadas de qualificação e uma rodada de play-offs até alcançar a fase de grupos com a participação de 32 clubes.

São formados oito grupos com quatro equipes e as duas primeiras de cada grupo avançam às oitavas de final e daí em mata-mata diretos sobram dois para a grande final.

A decisão é jogada em partida única em local pré-estabelecido pela UEFA, podendo mesmo ser no estádio de um dos participantes da final. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito