Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O maior torneio de clubes do planeta

Almanaque da Bola #442
Por João Nassif 08/10/2019 - 13:09

A Liga dos Campeões da Europa, a Champions League está em sua 65ª edição que corresponde a temporada 2019/2020.

O torneio é disputado por 79 clubes representantes dos 55 países filiados à UEFA, União Europeia de Futebol, a exceção Liechtenstein que não organiza o campeonato nacional.

A inclusão dos clubes é baseada num ranking que tem coeficientes complexos, mas que define os participantes de acordo com a classificação no ranking das Federações filiadas à entidade.

O torneio sempre se desenvolve em várias etapas, começando com a fase preliminar que é disputada por equipes dos países piores colocados no ranking. Depois desta fase são disputadas três fases eliminatórias em que vão sendo incluídos times de vários países, mas sempre usando como critério o ranking até uma quinta fase que é uma rodada de play-offs.

A partir daí, então entram na disputa os principais colocados nos campeonatos dos melhores países classificados no ranking resultando num total de 32 clubes que são   divididos em oito grupos de quatro em cada um com os dois primeiros colocados passando para as oitavas de final e daí em diante os mata-mata irão definir os dois finalistas.

Neste início do mês de outubro os clubes estão na segunda rodada da fase de grupos e a data definida para a decisão em jogo único é 30 de maio de 2020. O local também pré-definido será o Estádio Olímpico Atatürk em Istambul, Turquia. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito