Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O Egito domina o futebol africano

Almanaque da Bola #610
Por João Nassif 24/03/2020 - 09:06

A Copa Africana das Nações foi disputada pela primeira vez em 1957 sendo, portanto, um torneio mais antigo que a Eurocopa e é realizada a cada dois anos, 

Depois de começar com poucas seleções, com o passar do tempo foi agregando outras nações e hoje é disputada por todas seleções filiadas à Confederação Africana de Futebol.

Egito-primeiro campeão africano
 

A primeira Copa Africana das Nações foi disputada por apenas por quatro países e teve como sede a cidade de Khartum no Sudão.

As quatro seleções começaram a disputa já na fase semifinal e na primeira delas o Egito eliminou os donos da casa vencendo por 2x1.

Não aconteceu a outra semifinal que seria entre a Etiópia e a África do Sul. A política do apartheid do governo sul-africano proibiu que uma seleção multirracial fosse enviada ao torneio.

Os organizadores sugeriram que fosse realizado um torneio entre as três seleções remanescentes, mas os etíopes não concordaram e assim foram declarados vencedores da semifinal por W.O.

De nada adiantou. Na final do torneio a Etiópia foi massacrada pelo Egito que venceu de forma inapelável por 4x0. 

O Egito é o maior vencedor da Copa Africana das Nações. Venceu sete das 32 edições do torneio que já foram realizadas. Em segundo lugar no número de conquistas vem Camarões que já venceu cinco vezes. A última edição em 2019 foi conquistada pela Argélia. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito