Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Nações que trocaram de nomes

Almanaque da Bola #382
Por João Nassif 09/08/2019 - 10:28

Algumas seleções que participaram de Copas do Mundo não participam mais como representantes de Estados que não existem mais. Iugoslávia, Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental, União Soviética, Índias Holandesas e Zaire.

A Iugoslávia foi desmembrada em seis países, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Sérvia que se classificaram para outros Mundiais, além da Eslovênia, Macedônia Montenegro.

Tchecoslováquia vice-campeã em 1962 no Chile

A Tchecoslováquia que foi vice-campeã em 1962 quando perdeu a final para o Brasil foi dividida em duas: Eslováquia e República Tcheca que disputou a Copa de 2006 e foi desclassificada na primeira fase.

A Alemanha Ocidental que era simplesmente Alemanha nos primeiros Mundiais, passou a existir após a Segunda Guerra e participou das Copas do Mundo de 1954 até 1990 quando a partir daí voltou a ser Alemanha.

A União Soviética disputou seu primeiro Mundial em 1958 e a partir de 1994 passou a jogar como Rússia.As Índias Holandesas participaram apenas de uma edição de Copa do Mundo. Foi na terceira edição do torneio disputado na França em 1938. Foi a primeira seleção asiática a disputar um Mundial. Com sua independência em 1945 se tornou Indonésia e tem disputado sem sucesso apenas as eliminatórias asiáticas. 

Finalmente o Zaire que também jogou apenas um Mundial. Em 1974 os africanos foram derrotados nos três jogos da primeira fase quando inclusive enfrentaram a seleção brasileira. Em 1971 adotou o nome de República Democrática do Congo.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito