Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Muita tradição e conquistas

A lógica catarinense
Por João Nassif 09/04/2019 - 06:55

CACHORROS GRANDES
Terminada a fase de classificação do campeonato catarinense, os quatro que disputarão as semifinais entram em igualdade de condições. Claro que existem os favoritos, Avaí e Chapecoense pelas campanhas e pelo fato de jogar em casa são os mais cotados, mas devo lembrar que o jogo jogado é o futebol. Imprevisível, repleto de surpresas ainda mais quando se enfrentam times do mesmo tamanho e tradição. Por isso afirmo que apesar do favoritismo dos dois melhores do campeonato até aqui a decisão dos finalistas está totalmente aberta.

HISTÓRIAS E TRADIÇÃO
Sem nenhum time de menor hierarquia se intrometendo na decisão do campeonato catarinense, os que chegaram são os de maior história e com camisas muito pesadas, afinal são todos eles muitas vezes campeões. O campeonato atual é o 95º de toda história que começou no longínquo 1924 e tem o Figueirense como seu maior vencedor com 18 títulos. O Avaí é o segundo com 16 conquistas o Criciúma tem 10 títulos e está na quarta posição e a Chapecoense que se infiltrou entre os grandes neste século ganhou seis campeonatos estaduais e é a quinto colocada na galeria dos campeões catarinenses. O terceiro posicionado é o Joinville com 12 títulos e fora da decisão deste ano.

COMPARATIVOS 1
Uma das semifinais será entre Avaí e Criciúma. O Avaí fundado em 1923, além dos títulos do campeonato estadual tem apenas uma conquista em nível nacional que é o campeonato brasileiro da série C em 1998. O Criciúma, fundado em 1947 ganhou menos campeonatos estaduais, mas tem três estrelas em seu distintivo correspondentes aos títulos da Copa do Brasil em 1991, ao campeonato brasileiro da série B em 2002 e do brasileiro da série C em 2006.

COMPARATIVOS 2
A outra semifinal será entre Chapecoense e Figueirense. A Chapecoense é a caçula dos semifinalistas, sendo fundada em 1973. Ganhou quatro dos seus títulos neste século e além deles tem apenas um título continental, em 2016 foi vencedor da Copa Sul-Americana, deferência do Atlético Nacional da Colômbia que pela tragédia com a delegação do time catarinense desistiu da partida final. O Figueirense é o mais velho dos quatro semifinalistas foi fundado em 1921. De relevância tem somente as conquistas dos campeonatos estaduais. É o atual campeão vencendo em partida única a Chapecoense em plena Arena Condá. 

COPA DO BRASIL
Coincidentemente três dos quatro semifinalistas do campeonato estadual terão jogos no meio de semana na busca dos quase dois milhões de reais que é a cota para quem ultrapassar esta terceira fase. Confronto direto no Heriberto Hülse, a Chapecoense tem a vantagem de um gol pela vitória por 3x2 no primeiro jogo na Arena Condá. O Avaí, em casa enfrentará o Vasco da Gama, este também com a vantagem de um gol, pois venceu por 3x2 a primeira partida em São Januário. Dois jogos imperdíveis, o primeiro às 19:15hs e o segundo às 21:30hs.

09/04 – “CONCORDE 002 LEVANTA VOO”
Em 09 de abril de 1969, o avião supersônico britânico Concorde 002, batizado de G-BSST, realiza seu primeiro voo de testes. O avião é o mais rápido do mundo, superando a velocidade do som. Milhares de pessoas assistem ao voo que termina com êxito no Aeroporto de Fairford.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito