Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Minha primeira transmissão internacional

Almanaque da Bola #551
Por João Nassif 25/01/2020 - 08:05

Hoje me veio à cabeça a Copa América de 1979. Podem perguntar o que tem a ver a competição de mais de 40 anos atrás?

Lembrei por ter sido a primeira vez que pude participar ao vivo de uma jornada pela Rádio Gaúcha de um jogo oficial da seleção brasileira. Sim, pela Copa América de 1979 o Brasil foi jogar no Paraguai com partida valendo pelas semifinais do torneio.

Paraguai campeão da América em 1979

Na primeira fase a seleção comandada pelo Cap. Cláudio Coutinho que ainda sofria a frustração de um terceiro lugar na Copa de 1978, enfrentou em sua chave Bolívia e Argentina.

Com uma vitória e uma derrota para os bolivianos e uma vitória e um empate contra a Argentina o Brasil terminou em primeiro lugar credenciando-se para enfrentar os paraguaios na fase semifinal.

O primeiro jogo, este que veio à lembrança foi disputado no Defensores del Chaco, tradicional estádio em Assunção e os donos da casa venceram por 2x1. Lembro que o atacante Palhinha cria do Cruzeiro de Minas que em 1979 jogava pelo Corinthians fez o gol brasileiro.

No jogo da volta no Maracanã as seleções empataram em 2x2 e o Brasil foi desclassificado por um Paraguai que se tornaria campeão da Copa América vencendo o Chile na decisão do título. 

Mas, aquele jogo no Defensores del Chaco que marcou minha estreia internacional na Rádio Gaúcha jogaram pela seleção brasileira: Leão (Vasco), Toninho (Flamengo), Amaral (Corinthians), Edinho (Fluminense) e Pedrinho (Palmeiras); Chicão (São Paulo). Falcão (Internacional), Jair (Internacional) e Palhinha; Tarciso (Grêmio), Sócrates (Corinthians) e Eder (Grêmio) Zé Sérgio (São Paulo).
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito