Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

México e Estados Unidos soberanos

Dois torneios em um
Por João Nassif 09/11/2018 - 09:46 Atualizado em 10/11/2018 - 09:52

A Copa Ouro é o principal torneio da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, cuja sigla é CONCACAF. 

O primeiro campeonato da CONCACAF foi disputado em 1963 substituindo um torneio que de 1941 a 1961 tinha apenas seleções da América Central e das Ilhas do Caribe. A este torneio foi integrado outro que era disputado apenas pelas seleções da América do Norte.

Entre 1973 até 1989 não aconteceu nenhum torneio entre as seleções da CONCACAF e era considerado campeão continental o país melhor colocado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Finalmente em 1991 foi criada a Copa Ouro integrando todas as seleções filiadas à CONCACAF.

O primeiro torneio teve como sede os Estados Unidos que foram os campeões derrotando a seleção de Honduras nos pênaltis.

A Copa Ouro que está em sua 14ª edição é disputada a cada dois anos e por questões eminentemente financeiras tem como sede os Estados Unidos. Depois da fase de classificação quando todas as seleções da CONCACAF disputam jogos eliminatórios e quase sempre os mesmos jogam a fase final, por isso as seleções mais tradicionais são as vencedoras do torneio.

O México foi campeão em sete vezes oportunidades, os Estados Unidos venceram seis vezes e o Canadá tem apenas um título conquistado no ano 2000 quando venceu a Colômbia na decisão.

Aí perguntam como Colômbia que é país sul-americano? Disputou como convidada, assim como o Brasil que foi convidado em 1996 e 2003 quando terminou as duas vezes em segundo lugar perdendo as decisões para a seleção mexicana. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito