Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Metropol e sua primeira Taça Brasil

Almanaque da Bola #342
Por João Nassif 30/06/2019 - 12:23

Foi na Taça Brasil de 1964 que o futebol de Criciúma teve seu primeiro grande momento no cenário nacional. Representada pelo Metropol a cidade viveu momentos de extrema emoção, pois alguns dos grandes times do futebol brasileiro vieram para jogar partidas oficiais. 

Até então somente jogos amistosos que visavam apenas arrecadação sem a preocupação de melhor nível técnico.

Em 1964 a Taça Brasil foi disputada por 22 clubes, cada qual campeão de seus estados no ano anterior, sendo que São Paulo tinha um representante a mais, o Santos que havia sido campeão da competição em 1963, quando derrotou o Bahia na final.

O torneio foi dividido em quatro grupos, regionalizados com os times tradicionais, os chamados grandes, entrando apenas nas quartas de final.

Os times da região norte do país foram divididos em dois grupos com o Ceará e o Náutico vencendo cada um deles. O Ceará venceu a decisão da região norte e se classificou para as semifinais da Taça.

O mesmo critério foi usado na região sul. O Metropol eliminou na primeira fase o Grêmio de Maringá e com um empate em 1x1 em Criciúma e uma vitória por 2x1 no interior do Paraná. 

Na final do grupo o Metropol derrotou o Grêmio de Porto Alegre, empatando em 1x1 no Olímpico e vencendo por 2x0 em Florianópolis.

No outro grupo o vencedor foi o Atlético Mineiro que havia eliminado o Rio Branco do Espírito Santo na final. Na decisão da região sul deu Atlético que venceu o Metropol duas vezes, a primeira em Belo Horizonte por 1x0 e a segunda em Florianópolis por 2x1.

O Metropol estava fora da competição, mas ficou marcado como grande time do sul do país.

A Taça Brasil de 1964 seguiu em frente e na final o Santos tornou-se bicampeão derrotando o Flamengo por 4x1 em São Paulo e empatando em 1x1 no Rio de Janeiro.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito