Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mestre Telê Santana e sua primeira passagem pela seleção brasileira

Almanaque da Bola #821
Por João Nassif 21/10/2020 - 09:03

O ex-técnico Telê Santana trabalhou no comando da seleção brasileira em duas oportunidades e em ambas dirigiu o time em Copas do Mundo.

Seu primeiro ciclo começou em abril de 1980 substituindo Cláudio Coutinho que terminou invicto o Mundial de 1978 e continuou no cargo até outubro do ano seguinte.

Telê Santana

Telê fez seu primeiro jogo como técnico da seleção principal do Brasil vencendo por 7x1 uma partida amistosa contra uma seleção brasileira de novos, começando os trabalhos visando as eliminatórias para o Mundial da Espanha.

Depois de vários amistosos e ficar em segundo lugar no Mundialito do Uruguai, Telê finalmente comandou o time numa competição oficial, as eliminatórias de 1981 para a Copa de 1982.

Contra a Venezuela e Bolívia foram quatro vitórias em quatro jogos e o passaporte foi carimbado para a Espanha.

Ainda em 1981 a seleção percorreu os principais centros do futebol europeu e venceu na sequência amistosos contra Inglaterra, França, Alemanha Ocidental e Espanha, este jogo foi na Fonte Nova em Salvador.

Mais alguns amistosos pelo país até a estreia na Copa do Mundo no dia 14 de junho de 1982 com vitória sobre a União Soviética por 2x1. Depois de uma fase de grupo com três vitórias, na segunda fase uma vitória sobre a Argentina e logo em seguida a tragédia do Sarriá que causou a desclassificação da seleção favorita para vencer o Mundial.  

Com a perda da Copa Telê foi demitido e substituído por Carlos Alberto Parreira.

Amanhã aqui neste espaço foi relatar o segundo ciclo de Telê Santana como técnico da seleção brasileira,   
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito