Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mais um torneio de vida curta

Almanaque da Bola #650
Por João Nassif 03/05/2020 - 09:23

A Copa Mercosul foi uma competição oficial da CONMEBOL disputada anualmente de 1998 a 2001 por clubes dos países membros do Mercado Comum do Sul. Faziam parte do Mercosul quando da montagem do torneio Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além do Chile. 

A Copa foi formada com 20 clubes convidados dos países que compunham o Mercosul, somente a Bolívia que também pertencia ao bloco não teve nenhum representante convidado.

Palmeiras campeão da MERCOSUL-1998

Todas as quatro edições do torneio foram disputadas por 20 times que se dividiram em cinco grupos de quatro em cada grupo. Para a segunda fase se classificavam os dois primeiros colocados de três grupos e somente o primeiro dos outros dois grupos.

O regulamento era conhecido de todos antes do sorteio que definiam os times em cada grupo.

O critério para convidados era aleatório e em algumas edições clubes com maior número de torcedores de acordo com pesquisas da época tinham preferencia com outros melhores colocados no ranking técnico da CONMEBOL.

Na primeira edição o SBT teve exclusividade de televisionamento para o Brasil e as últimas três foram exclusivas da Band.

Palmeiras, Flamengo, Vasco da Gama e San Lorenzo da Argentina foram na sequência os campeões das quatro edições da Copa Mercosul.   

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito