Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Início do campeonato carioca

Fluminense primeiro campeão
Por João Nassif 27/12/2018 - 14:09

Quatro anos depois da Liga Paulista de Foot-Ball organizar o primeiro Campeonato Paulista de Futebol, a Liga Metropolitana de Foot-Ball do Rio de Janeiro em 1906  fez seu primeiro campeonato reconhecido como Campeonato Carioca de Futebol.

Participaram do campeonato seis clubes: Fluminense, Botafogo, Bangu, Paysandu, Rio Cricket e Football Athletic.

O campeonato foi disputado em turno e returno por pontos corridos e quem somou mais pontos foi campeão. O último colocado disputou com o campeão da segunda o direito de participar do campeonato principal em 1907. Nos primórdios do futebol a vitória valia apenas dois pontos.

Fluminense campeão carioca de 1906

Depois de cada time ter realizado 10 jogos o Fluminense foi o primeiro campeão história do Campeonato Carioca. Terminou com 18 pontos conquistados com nove vitórias e apenas uma derrota. Perdeu para o Paysandu por 3x1.

O segundo colocado foi o Paysandu com 14 pontos ganhos e o Football Athletic ficou na lanterna com apenas dois pontos. 

O artilheiro foi Horácio Costa Santos do Fluminense que marcou 18 gols. Edwin Cox, também do Fluminense com 16 gols foi o segundo jogador a marcar no primeiro Campeonato Carioca de Futebol. O ataque do time campeão marcou 52 gols nos 10 jogos que realizou.

Na repescagem por uma vaga no campeonato de 1907 o Football Athletic derrotou por 5x2 o Riachuelo, campeão da segunda divisão. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito