Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Há 100 anos

Almanaque da Bola #249
João Nassif
Por João Nassif 29/03/2019 - 11:59

A Copa América que será disputada este ano terá como país sede o Brasil pela quinta vez na história. O Brasil foi indicado para sediar o torneio agora em 2019, pois estão sendo completados 100 anos desde que o país foi sede pela primeira vez. 

Em 1919, ainda chamado Campeonato Sul-Americano de Futebol, o torneio foi todo disputado no Rio de Janeiro, no Estádio das Laranjeiras entre os dias 11 e 29 de maio e teve como participantes além do Brasil, o Uruguai a Argentina e o Chile. Pelo regulamento todos jogaram contra todos por pontos corridos para o campeão ser apurado.

No dia 11 aconteceu o primeiro jogo e a seleção brasileira aplicou no Chile uma goleada de 6x0. Friedenreich, à época o melhor jogador brasileiro foi o autor de três gols.

Brasil x Chile em 1919-Estádio das Laranjeiras

No dia 13 o Uruguai derrotou a Argentina por 3x2, no dia 17 nova vitória dos uruguaios, agora sobre o Chile por 2x0.
Seguiu o torneio e no dia 18 de maio o Brasil derrotou a Argentina por 3x1. Nas partidas finais a Argentina derrotou o Chile por 4x1 e Brasil e Uruguai empataram em 2x2.

Como brasileiros e uruguaios terminaram empatados na primeira posição foi necessário um jogo extra para decidir quem seria campeão.

O jogo foi presenciado por mais de 30 mil espectadores, lotação máxima das Laranjeiras e a seleção brasileira conseguiu vencer por 1x0 com gol de Friedenreich no último lance da prorrogação.

Há 100 anos o Brasil vencia pela primeira vez o Campeonato Sul-Americano de Futebol que a partir de 1975 passou a ser chamado de Copa América.
 

4oito

Deixe seu comentário