Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Gol e estádio históricos

Francês Laurent entrou para a história
João Nassif
Por João Nassif 17/10/2018 - 18:28

O primeiro gol da história das Copas do Mundo foi do francês Lucien Laurent no Estádio Pocitos, Montevidéu no dia 13 de julho de 1930. A França derrotou o México por 4x1. O gol histórico foi marcado aos 19 minutos do primeiro tempo.

No mesmo dia e ao mesmo tempo os Estados Unidos enfrentavam a Bélgica no Parque Central, também em Montevidéu e o norte americano Bart McGhee marcou o primeiro gol do jogo aos 23 minutos do primeiro tempo. Portanto, com quatro minutos de diferença Laurent entrou para a história.  

Primeiro gol em Copas do Mundo

Infelizmente o estádio palco do jogo histórico não existe mais. Estádio Pocitos foi inaugurado em 1921 e pertencia ao Peñarol que no jogo inaugural empatou com o River Plate da Argentina em 1x1.

Com a inauguração do Estádio Centenário o Peñarol começou a usa-lo e o Pocitos foi demolido em 1933.

Com a urbanização o espaço do antigo estádio foi sendo ocupado por ruas e edificações. Em meados do ano 2000 um arquiteto uruguaio foi em busca do local exato onde foi marcado o primeiro gol da história das Copas.

Somente em 2006 é que foi confirmado com exatidão o local e ali erguido um monumento para registrar onde ficava a meta defendida pelo goleiro mexicano.  

4oito

Deixe seu comentário