Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Futebol na trincheira da guerra

Almanaque da Bola #652
Por João Nassif 05/05/2020 - 09:58

O futebol fez parar a Primeira Grande Guerra no Natal de 1914. Com apenas alguns meses de conflito no dia 25 de dezembro ingleses e alemães pararam de se matar para disputarem um bom jogo de futebol.

“A bola apareceu de algum lugar, não sei de onde, mas veio do lado deles – não do nosso lado. Eu acho que tinha uns 200 soldados participando, não havia juiz nem placar para registro, foi apenas uma pelada”. O depoimento foi do soldado britânico Ernie Williams em 1938 em uma rede de televisão inglesa e descreve um dos momentos mais significativos da Primeira Guerra travada em solo europeu entre 1914 e 1918. 

A Primeira Grande Guerra Mundial tinha de um lado a Tríplice Entente (França, Rússia, Grã-Bretanha além de outros aliados’) e do outro as Potencias Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária).

Dois terços da linha britânica se envolveram em alguma forma de trégua ou confraternização com os alemães. Entre trocas de souvenires, comida, bebida e cânticos natalinos, algumas peladas foram disputadas em vários pontos diferentes do front.

campos eram os espaços entre as trincheiras chamados de Terra de Ninguém.

O cessar fogo durou até os primeiros dias de 1915. Quando as autoridades maiores souberam das notícias as tréguas foram proibidas. Depois de alguns meses a guerra foi ficando mais dura e ficaram na memória somente os dias de paz com o futebol disputado na Terra de Ninguém.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito