Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Fumaça preta

Os grandes do estado
Por João Nassif 13/03/2019 - 07:05

Fui até o limite para o fechamento da coluna. Nove da noite e nada do Criciúma definir seu técnico. O empresário do Gilson Kleina veio à cidade, esteve reunido com o presidente e o Maringá no início da noite e no prolongamento das conversas ficamos sem o resultado final. 

DIFICULDADES
Certamente a questão financeira é o grande entrave. Gilson é técnico de nível série A, seu custo é maior do que o Criciúma acostumou pagar aos últimos treinadores. Terá que contratar jogadores acima do teto salarial estipulado, quer dizer ou o presidente abre o cofre ou não terá o técnico da preferência dos torcedores. 

TOP 5
Tudo o que foi feito em décadas no futebol catarinense deixou na história a tradição de cinco clubes que hoje são considerados os maiores do estado. Desde que o campeonato estadual mudou o formato nos anos 1970, Joinville e Criciúma que foram criados e absorveram os outros times de suas cidades dominaram durante longos anos e tiveram como companhia Avaí e Figueirense tradicionais desde os primórdios do campeonato catarinense. Hoje os quatro continuam gigantes em Santa Catarina e neste século ganharam um adversário de peso, a Chapecoense que veio muito forte para fazer parte dos cinco maiores clubes de futebol de Santa Catarina.

DOMÍNIO
Nesta década com oito campeonatos já decididos, com três títulos cada um, o Figueirense campeão em 2014, 2015 e 2018 e a Chapecoense em 2011, 2016 e 2017 dominam o estado. Os intrusos nesta supremacia são o Avaí campeão em 2012 e o Criciúma em 2013.

TENDÊNCIA
Neste momento do atual campeonato, depois de 12 rodadas a situação vai se repetindo. O Figueirense, invicto, é o primeiro colocado e a Chapecoense vice-líder. O Avaí vem logo atrás na terceira posição e o surpreendente Marcílio Dias é o quarto. Criciúma em sexto e Joinville em sétimo estão na contramão das próprias história.

ROBIN HOOD ÀS AVESSAS
Tira dos pequenos e entrega aos grandes. Este é o Criciúma no atual campeonato estadual. Dos seus 14 pontos em 12 jogos ganhou apenas um do Top 5. O empate foi justamente contra o líder Figueirense em pleno Scarpelli, quando marcou seu único gol em seis jogos contra os grandes.

MISTER CHAMPIONS
É redundância dizer que o português Cristiano Ronaldo é um fenômeno do futebol. Agora na italiana Juventus prossegue sua sina vencedora e ainda apesar da idade, tem 34 anos, continua sendo decisivo em campo e ontem deixou sua marca na vitória e classificação de seu time para as quartas de final da Champions. Havia perdido o primeiro jogo por 2x0 e com seus três gols sobre o Atlético de Madrid fechou o caixão do time espanhol. 

FORMATO DIFERENTE  
A FIFA deverá substituir o formato atual do Mundial de Clubes. A proposta que terá decisão final em junho passará a vigorar a partir de 2021. O novo Mundial terá 24 participantes com prioridade para as seleções da UEFA e será disputado em seis estádios diferentes num único país. O Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos.

13/03 – “PROPAGANDA NAZISTA”
Em 13 de março de 1933, o doutor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito