Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Fórmula do campeonato catarinense-2019

Calendário novamente muito apertado
Por João Nassif 13/10/2018 - 07:40

Os 10 clubes que disputarão o campeonato catarinense da série A em 2019 já devem estar pensando qual será a fórmula da competição.

A exemplo da temporada 2018 o calendário divulgado pela CBF reservou 18 datas para os campeonatos estaduais. A Federação Catarinense conseguiu uma data extra e pode realizar um jogo final entre os dois primeiros colocados da competição ser disputada por pontos corridos em turno e returno.

O mesmo pode acontecer para a temporada 2019 e assim ao invés do campeonato começar dia 20 de janeiro como ordenou a CBF poderia haver uma antecipação e o campeonato teria início no dia 17.

Existem outras fórmulas que serão apresentadas no Conselho Técnico previsto para o dia 31 deste mês, mas certamente o formato de 2018 não será alterado pela exigência do Estatuto do Torcedor que indica a manutenção do regulamento no mínimo por dois anos. A inclusão de uma data extra é permitida havendo consenso entre os clubes.

A se confirmar o início do campeonato no dia 17 os jogadores de clubes envolvidos nas séries A e B do Brasileirão de novo sofrerão, pois novamente a pré-temporada será curta sem tempo para uma preparação mais adequada com reflexo direto no rendimento físico dos atletas.

Como haverá paralização das competições na metade do ano em virtude da Copa América que será realizada no Brasil o calendário continuará apertado com as competições como Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros, Libertadores, Copa Sul-Americana que ficarão novamente sobrepostas exigindo o máximo de clubes e jogadores. 

Os campeonatos estaduais teriam que ser repensados, quem sabe para 2020 num formato mais enxuto para não massacrar a todos envolvidos que hoje são obrigados a jogar um exagero de partidas durante toda temporada.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito