Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Força do leste europeu

Almanaque da Bola #235
João Nassif
Por João Nassif 15/03/2019 - 11:32

A Iugoslávia já foi considerada uma das melhores seleções do mundo, mas sua lista de conquistas é pequena, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1960 e o Campeonato Mundial Sub-20 em 1987.

Em Copas do Mundo seu melhor desempenho foram dois quartos lugares, no primeiro mundial em 1930 n o Uruguai e depois em 1962 no Chile. Na Eurocopa foi duas vezes vice-campeã, em 1960 na França e em 1968 na Itália.

Gol do Uruguai contra a Iugoslávia em 1930

Com a desintegração da Iugoslávia a partir de 1991 a seleção nacional também foi desmembrada, dando lugar a cinco novas seleções: Sérvia e Montenegro, Croácia, Macedônia, Bósnia e Eslovênia.

Mais recente, em 2003 a seleção Servo-montenegrina também se desmembrou como os próprios estados e surgiram as seleções de Montenegro e da Sérvia, esta considerada pela FIFA como sucessora da Iugoslávia.

Em 2008 o Kosovo, um enclave no território sérvio declarou sua independência de forma unilateral e é reconhecido como país independente por 111 países membros da ONU, inclusive as potencias Estados Unidos, Japão, França, Itália e Reino Unido.

Assim como a Sérvia, Brasil, Rússia, China entre outros não reconhecem Kosovo como país independente.

Somente em 2016 a Federação Kosovar de Futebol foi aceita pela UEFA e pelo FIFA, participando das competições organizadas pelas duas entidades.

A participação da Iugoslávia e das seleções que surgiram com sua desintegração ainda será contada neste espaço.
 

4oito

Deixe seu comentário