Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Foi de Pelotas o 1º campeão gaúcho

Almanaque da Bola #655
Por João Nassif 08/05/2020 - 09:42

Depois de várias Federações pelo Brasil terem feitos seus campeonatos estaduais, somente em 1919 foi realizado primeiro Campeonato Gaúcho no Rio Grande do Sul. Organizado pela Federação Rio-Grandense de Desportos, o estado foi dividido em quatro regiões. 

1ª Região: Porto Alegre, São Leopoldo, 2ª Região: Pelotas, Bagé, 3ª Região: Cruz Alta e 4ª Região: Uruguaiana e Livramento. Os campeões de cada Região disputariam o título de campeão gaúcho.

Por não terem feitas as inscrições nos prazos estabelecidos pela Federação deixaram de participar o Nacional representante de São Leopoldo, o Guarany de Bagé, o 14 de julho de Livramento, o Uruguaiana de Uruguaiana e um representante não conhecido de Cruz Alta. 

Sobraram, portanto os representantes de Porto Alegre e Pelotas, campeões de seus respectivos campeonatos citadinos.

O vencedor da Capital foi o Grêmio que venceu o torneio do qual também participavam o Cruzeiro, o Internacional, o Porto Alegre, o São José e o Tabajara,

O campeão da Região de Pelotas foi o Brasil que disputou com o Guarany, Ideal, Pelotas, Rio Branco e União.

Grêmio e Brasil decidiram o primeiro Campeonato Gaúcho de Futebol num jogo único disputado no Estádio da Baixada em Porto Alegre.

No dia 19 de novembro perante 3.500 torcedores o Brasil goleou o Grêmio por 5x1 e sagrou-se campeão. Neste jogo o atacante Proença marcou três gols e se tornou o artilheiro do campeonato.

Pelo título o Brasil foi convidado pela CBD para a disputa do Torneio dos Campeões Estaduais disputado no Rio de Janeiro em 1920. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito