Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 33 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 12/05/2018 - 08:26 Atualizado em 13/05/2018 - 08:30

A Copa do Mundo de 1954 foi a primeira em solo europeu depois da segunda guerra mundial. Como a Suíça havia ficado neutra, sofreu pouco com a guerra, tinha sua economia intacta e por isso foi escolhida para sediar o V Mundial. 1954 era o ano do 50º aniversario da FIFA e nada melhor que a competição máxima do futebol fosse realizado no país sede da entidade. Pela primeira vez a Copa teve cobertura da televisão.  

Foi batido um recorde de inscrições para a disputa das eliminatórias, com 38 seleções disputando as 14 vagas restantes. O Uruguai, último campeão e a Suíça, país sede estavam automaticamente classificadas. Em virtude da deficiência dos correios as inscrições da Índia, Peru, Vietnã, Bolívia, Costa Rica, Cuba e Islândia chegaram com atraso e a FIFA não permitiu que esses países participassem das eliminatórias. A Argentina novamente não se inscreveu e as novidades foram o Egito, Japão, Coréia do Sul e China. A divisão dos grupos gerou protestos, pois algumas seleções com maior poderio técnico ficariam de fora, enquanto outras mais fracas estariam no Mundial. 

Alemanha Ocidental campeã mundial em 1954

A Europa com 12 representantes teve novamente a maioria dos países que disputaram a Copa de 1954. Da América do Sul estiveram presentes Brasil e Uruguai, da América Central e do Norte o México e da Ásia a Coréia do Sul.

Apesar do sucesso da competição, várias críticas foram feitas à fórmula de disputa. Cada grupo tinha dois cabeças de chave que não se enfrentavam, assim como as outras duas seleções também não se enfrentavam. Com isso ao invés de cada seleção fazer três jogos num turno completo, cada uma faria apenas dois jogos.  

O Mundial da Suíça teve a maior média de gols registrada até hoje, principalmente pelas goleadas registradas em todos os jogos do Grupo 2 que além de Turquia e Hungria ainda teve a participação da Coréia do Sul e da Alemanha Ocidental. Deste grupo saíram os dois finalistas da Copa, Alemanha Ocidental e Hungria e a exemplo do que havia ocorrido no Mundial anterior o final foi surpreendente. A Alemanha Ocidental que havia sido massacrada pelos húngaros na primeira fase venceu de virada por 3x2 o jogo que definiu a seleção campeã. 

Na decisão do terceiro lugar a Áustria derrotou o Uruguai por 3x1.

Na Copa do Mundo de 1950 foram disputados 26 jogos e marcados 140 gols, com média de 5,4 gols/jogo.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito