Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 298 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 20/08/2017 - 14:55

O primeiro grande artilheiro da seleção brasileira em Copas do Mundo foi Leônidas da Silva.

Em 1934 Leônidas era jogador do Vasco da Gama e na Copa da Itália marcou o único gol da seleção brasileira que foi desclassificada na logo na primeira fase com a derrota para a Espanha por 3x1.

Em 1938, já atuando pelo Flamengo o inventor do gol de bicicleta foi o artilheiro de todo o Mundial com sete gols sendo que três deles foram na partida de estreia contra a Polônia com vitória brasileira por 6x5 na prorrogação.

Leônidas da Silva e sua invenção

Foi o primeiro jogador brasileiro a marcar três gols numa única partida de Copa do Mundo. Neste jogo Leônidas marcou um gol que pelo ineditismo ficou na história.

Depois de ter estourado a chuteira num gramado todo enlameado pela chuva que caia muito forte em Estrasburgo na França e como os meiões eram escuros, sem tempo para chegar uma nova chuteira Leônidas conseguiu um chute de fora da área para marcar um dos seus gols da vitória brasileira.

O atacante polonês Wilimowski neste jogo inaugural da Copa de 1938 conseguiu um feito inédito, marcando pela primeira vez em Mundiais quatro gols numa única partida.  

Em março de 1974, no Programa da TV Cultura, Leônidas falou sobre este gol: 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito