Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 297 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 21/08/2017 - 11:25

O primeiro dos cinco títulos de Copas do Mundo vencidos pela seleção brasileira teve a Suécia como palco. Foi o sexto Mundial e a seleção brasileira conseguiu superar o trauma da derrota em casa em 1950 no jogo que ficou na história como o “Maracanazzo”.

Pela primeira vez a CBD fez um planejamento sério para vencer uma Copa do Mundo. Um ano antes do Mundial, o presidente da entidade João Havelange foi a São Paulo e convidou o empresário Paulo Machado de Carvalho para elaborar e executar um plano de trabalho que levasse o Brasil ao título.

Paulo Machado de Carvalho começou o trabalho contratando um grupo de profissionais em diversas áreas que formaram a primeira grande comissão técnica do futebol brasileiro. Médico, dentista, psicólogo e até um cozinheiro acompanharam os jogadores durante toda a estadia na Europa.

Seleção brasileira no jogo final na Copa do Mundo da Suécia
Seleção brasileira no jogo final na Copa do Mundo da Suécia 

A delegação viajou com antecedência e o time realizou dois amistosos na Itália antes de chegar à Suécia. Venceu a Inter de Milão e a Fiorentina, ambas por 4x0. No jogo contra a Fiorentina o ponteiro Garrincha driblou toda a defesa italiana, inclusive o goleiro e ao invés de fazer o gol esperou outro adversário e aí sim chutou para o gol.

Era titular e foi para a reserva acusado de irresponsável. Pelé de 17 anos, futuro Rei do Futebol, também era reserva. Estes dois gênios entrariam na partida contra a União Soviética para mudar a história do futebol brasileiro.

Ouça o primeiro gol do Pelé numa Copa do Mundo.  
Brasil x País de Gales - 19/06/1958 / Narração: Edson Leite / Rádio Bandeirantes SP: 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito