Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 283 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 04/09/2017 - 11:10

Já foram disputadas em toda história 20 Copas do Mundo e 11 foram vencidas por seleções europeias. Itália e Alemanha são as maiores vencedoras com quatro títulos cada uma, enquanto Inglaterra, França e Espanha foram campeãs apenas uma vez.

Depois do Brasil ter vencido duas edições consecutivas em 1958 e 1962, houve rodizio dos continentes nos títulos mundiais até o penta de seleção brasileira em 2002.

A partir da Copa de 2006 disputada na Alemanha há o total predomínio dos europeus que venceram três Mundiais na sequência. Itália, Espanha e Alemanha são as três últimas seleções campeãs do mundo.

Em 2006 a final foi disputada numa final inédita entre Itália e França. A Itália derrotou a anfitriã Alemanha nas semifinais, enquanto a França foi para a decisão ao vencer por 1x0 Portugal treinado por Luiz Felipe Scolari. 

No jogo final os franceses marcaram primeiro com Zidane cobrando pênalti aos 7 minutos de jogo. O zagueiro Materazzi empatou de cabeça aos 19 e o 1x1 durou até o final da prorrogação. Na decisão por pênaltis deu Itália por 5x3.

 

Cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa de 2006 (Foto: IG Esporte)

O francês, capitão de sua seleção, Zinedine Zidane foi expulso no final do tempo extra por ter desferido uma cabeçada no italiano Materazzi. 

Ouça agora o gol de Materazzi na narração de Galvão Bueno da Rede Globo: 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito