Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 28 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

João Nassif
Por João Nassif 17/05/2018 - 21:34

A exemplo do México que sediou a Copa de 1970 depois de ser o país organizador das Olimpíadas de 1968, a Alemanha Ocidental foi escolhida como sede do Mundial de 1974 por Munique ter sediado as Olimpíadas de 1972.

Pelos acontecimentos de Munique, com o assassinato de judeus por comandos palestinos, o Mundial de 1974 foi marcado por uma segurança sem precedentes, com cães de guarda, policiais fortemente armados e concentrações que eram verdadeiras prisões. Felizmente não ocorreu nenhum incidente, mas o espetáculo esportivo perdeu um pouco de seu brilho.

Como o Troféu Jules Rimet foi conquistado em definitivo pelo Brasil, por ter vencido três campeonatos, em 1974 a FIFA instituiu novo troféu, intitulado Copa do Mundo da FIFA, para premiar os futuros campeões mundiais.

Alemanha Ocidental x Holanda-final da Copa de 1974

 Mundial de 1974 ainda foi realizado com 16 seleções, mas houve mudanças na forma de disputa. A primeira fase continuou da mesma forma dos Mundiais anteriores, com as 16 seleções divididas em quatro grupos com quatro seleções, classificando-se as duas primeiras de cada grupo. Na fase seguinte, ao invés das quartas de final as oito seleções foram agrupadas em dois grupos com quatro equipes que jogariam em turno completo e os dois campeões disputariam a final. Os segundos colocados decidiriam o terceiro lugar.

Na partida final os donos da casa derrotaram a Holanda por 2x1, enquanto que na decisão do terceiro lugar o Brasil foi derrotado pela Polônia por 1x0.

Nos 38 jogos realizados na Copa de 1974 foram marcados 97 gols com média de 2,55 gols/jogo. O artilheiro do Mundial foi o polonês Grzegorz Lato com sete gols.
 

4oito

Deixe seu comentário