Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 250 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 07/10/2017 - 16:01 Atualizado em 13/10/2017 - 09:12

Até a Copa do Mundo de 1998 as eliminatórias sul-americanas eram disputadas pelas 10 seleções divididas grupos, cujo número de cada um dependia de uma delas ter sido campeã no Mundial anterior. Como ainda havia seleções que não tinham muita qualidade gerava o desequilíbrio e as maiores na maioria das vezes se classificavam com facilidade.

Por isso a FIFA determinou que para o Mundial de 1998 que seria disputado na França todas as seleções da América do Sul jogariam entre si em turno e returno por pontos corridos.

As quatro primeiras garantiriam vaga direta e a quinta colocada disputaria a repescagem contra uma seleção da Oceania ou da Ásia ou mesmo da América do Norte e Central dependendo de um sorteio realizado pela entidade.

Seleção do Paraguai no Mundial de 1998 (Foto: O Futebólogo)

Ainda valia a regra de a campeã da Copa anterior não precisar jogar as eliminatórias, por isso a seleção brasileira campeã em 1994 ficou de fora e as outras nove seleções disputaram vaga para a França-1998.

Nestas eliminatórias nenhuma seleção sul-americana foi para a repescagem. Conseguiram vaga direta Argentina, Paraguai, Colômbia e Chile. O bicampeão Uruguai ficou apenas na sétima posição.

Somente a partir de 2002 é que a FIFA determinou que todas as seleções filiadas e inscritas para as eliminatórias teriam que entrar na disputa pela vaga, exceção feita por motivos óbvios à seleção anfitriã.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito