Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Faltam 200 dias para o início da Copa do Mundo na Rússia

Por João Nassif 26/11/2017 - 14:10

Estão completados 100 dias desde que comecei a contagem regressiva para o Mundial-2018.

Desde a primeira Copa do Mundo em 1930, a Europa e a América do Sul dividem a hegemonia do futebol mundial. Já foram disputadas 20 Copas com 11 títulos dos europeus e nove dos sul-americanos.

Na divisão de vagas para os Mundiais da atualidade, a UEFA que é a Confederação das Seleções da Europa tem 13 vagas reservadas pela FIFA enquanto que a CONMEBOL, Confederação Sul-Americana de Futebol tem quatro vagas diretas e uma eventual quinta vaga decidida numa repescagem intercontinental. 

Este número de vagas é proporcional ao número de países filiados em cada Confederação, a UEFA é composta por 55 membros enquanto a CONMEBOL tem apenas 10.

Para atingir este número de filiados a UEFA contou com a desintegração de várias nações como a União Soviética e a Iugoslávia. 

Formação e desmembramento da URSS

Com a dissolução da União Soviética foram criados sete novos países: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Kazaquistão, Moldávia, Rússia e Ucrânia. 
Estônia, Letônia e Lituânia que faziam parte da União Soviética já eram filiadas à UEFA.

A atual Rússia é considerada pela FIFA sucessora da União Soviética, herdando todos seus números para efeito estatístico.

A dissolução da Iugoslávia representou mais seis países que se filiaram à UEFA: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia e Montenegro. A Sérvia é sucessora dos números da extinta Iugoslávia.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito