Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Erro matemático manchou o campeonato

Almanaque da Bola #426
Por João Nassif 22/09/2019 - 17:15

Com a introdução do vídeo arbitragem, diminuíram bastante os erros que ficaram marcados na história do futebol brasileiro. 

Entre os mais recentes e que não sairão da memória de quem acompanha o futebol estão a final do campeonato brasileiro de 1995 quando Márcio Rezende de Freitas foi decisivo no título do Botafogo.

Outro jogo em que houve influência decisiva da arbitragem foi na decisão da Copa do Brasil de 2002 quando o árbitro Carlos Simon ajudou o Corinthians a derrubar o Brasiliense.

Mas, o que muitos não viram foi a decisão do campeonato paulista de 1973 entre Santos e Portuguesa. Talvez tenha sido o maior erro da história do futebol brasileiro proporcionado pelo árbitro Armando Marques, responsável pela colocação de asterisco na lista de campeões.

Santos e Portuguesa empataram em 0x0 no tempo normal e na prorrogação e foram para a disputa por pênaltis.

O Santos perdeu a primeira e converteu as duas seguintes. A Portuguesa perdeu os três primeiros e Armando Marques se confundiu na contagem deu o jogo por encerrado quando a Portuguesa ainda tinha dois pênaltis para cobrar e poderia ter chances de empatar a decisão.

Depois de muita discussão resolveram continuar as cobranças, mas já era tarde, muitos jogadores da Portuguesa já haviam abandonado inclusive o vestiário e houve o consenso para que os dois clubes fossem considerados campeões de 1973.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito