Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Duas Alemanhas em confronto

Almanaque da Bola #405
Por João Nassif 01/09/2019 - 13:40

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi politicamente dividida em duas a Oriental e a Ocidental. A FIFA manteve os números da Alemanha antes do conflito com a Ocidental que começou disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo em 1954 e a Oriental em 1958.

Os alemães orientais conseguiram disputar a fase final de um Mundial de Futebol somente em 1974 quando a disputa aconteceu na vizinha Alemanha Ocidental.

Para chegar à uma fase final de Copa do Mundo a Alemanha Oriental derrotou nas eliminatórias as seleções da Finlândia, Albânia e Romênia. Nos seis jogos que disputou venceu cinco e perdeu apenas uma vez para a seleção romena.

Na primeira fase da Copa de 1974 a Alemanha Oriental venceu na estreia a Austrália por 2x0, empatou em 1x1 com o Chile e na última partida derrotou a Alemanha Ocidental por 1x0.

Ficou a teoria que os alemães ocidentais entregaram o jogo para escapar na segunda fase da Holanda, a sensação daquele Mundial.

Na segunda fase, pelo regulamento, foram formados dois grupos com quatro seleções e a Alemanha Oriental foi derrotada pelo Brasil por 1x0, pela Holanda por 2x0 e empatou em 1x1 com a Argentina. Esta campanha eliminou da Copa a Alemanha Oriental que terminou a Copa em 6º lugar. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito