Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

"Dor de Burro"

Por João Nassif 14/12/2017 - 15:15

Dr. Luiz Carlos Custodio Fontana *

As maiorias dos praticantes de exercícios físicos de resistência já sentiram aquela dor na região lateral do abdômen durante a atividade física.

A DATE (Exercise-related Transient Abdominal Pain – ETAP), conhecida como “Dor de Burro”, costuma ser descrita como uma dor abdominal relacionada com o exercício, de caráter transitório, com desaparecimento ou atenuação com a continuação do esforço, localizada e referida ao hipocôndrio, logo abaixo das costelas, com ou sem irradiação ao ombro homolateral.

Um estudo com 965 atletas revelou que um número significativo de atletas experimentou este tipo de sintomatologia: atletismo (69%), natação (75%), ciclismo (32%), basquetebol (47 %) e hipismo (62%).

Os estudos apontam duas etiologias relativamente consensuais, porém sem estudos suficientes: a isquemia diafragmática e a tensão mecânica sobre os ligamentos esplâncnicos. As menos citadas são a irritação do peritônio parietal e, ainda menos frequentemente, as cãibras musculares.

O que fazer para aliviar a dor? As técnicas mais comumente utilizadas são: respirar fundo(mais efetiva); empurrar a área da dor; alongar o local afetado e curvar-se para frente.
 

Como prevenir a DATE ?
▶️  Evitar grandes quantidades de comida e bebida 2 horas antes do exercício, alguns estudos sugerem de 3-4 horas para os mais vulneráveis
▶️ Durante o exercício, pouco volume de líquidos pode ser tolerado
▶️ Evitar bebidas hipertônicas antes e durante o exercício
▶️ Melhorar a estabilidade funcional do core
▶️ Melhora dos desvios posturais
 

Residente em Medicina do Exercício e do Esporte.

Instagram: @luizcarlosfontana @med.esporte E-mail: [email protected]

Tags: DATE EPAT

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito