Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Distúrbios gastrointestinais em atletas

Consulte seu médico
João Nassif
Por João Nassif 16/01/2019 - 17:30

Dr. Luiz Carlos Custódio Fontana *

As queixas gastrointestinais são comuns entre os atletas e as mais comuns incluem azia, náusea, vômito e dor epigástrica. Tanto a intensidade do esporte quanto o tipo de atividade esportiva mostraram ser fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas gastrointestinais. Entre atletas de endurance, a prevalência de queixas pode chegar a 70%.

Múltiplos outros estudos confirmam aproximadamente 50% da taxa de sintomas gastrointestinais superiores para atletas durante exercícios pesados. Em estudos sobre refluxo esofágico e capacidade de exercício, tanto a frequência e a duração dos episódios de refluxo esofágico mostrou aumentar com a intensidade do exercício maior ou igual a 90% do VO2max(capacidade aeróbica máxima).

O diagnóstico é clínico e em alguns casos é necessário a realização de Endoscopia Digestiva. 

O tratamento na maioria das vezes resolve com a mudança de hábitos: hidratação adequada, evitar comidas muito calóricas e gordurosas antes de treinar, ajustes no treinamento, não deitar 30 minutos após as refeições. 

Quando a mudança de hábitos não resolve, inicia-se tratamento com Omeprazol por 4 a 8 semanas.

É importante consultar o seu médico quando existirem queixas gástricas frequentes, pois estas podem afetar a sua performance.

* Médico do Esporte
luizcarlosfontana@hotmail.com 
@luizcarlosfontana

 

4oito

Deixe seu comentário