Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dicas para melhorar sua corrida

Por João Nassif 20/09/2017 - 11:30 Atualizado em 20/09/2017 - 11:32

Não existe uma técnica perfeita para correr, principalmente pelo fato de que existem diversas variações entre as pessoas, no entanto acredita-se que existam elementos básicos na forma de correr que não deveriam ser controversos.

➡️O Overstride “sobrepasso” é uma forma errada de correr. Essa passada larga faz com que você aterrisse o calcanhar na frente do joelho e no momento do contato com o chão o joelho está estendido, gerando um contato forte do calcanhar no chão, propiciando uma dificuldade em absorver essa carga externa, aumentando a tensão principalmente nas estruturas passivas do tornozelo, joelho e quadril. Aterrissar com o antepé (bailaria) também é uma forma errada de correr, pois gera muito stress para os tornozelos, músculos da panturrilha e tendão de Aquiles. Aterrissar muito próximo ao plano (mediopé) seria a maneira ideal de correr.

➡️Aumentar a cadência da passada também contribui para uma melhor performance na corrida. Manter a passada curta mantém você bem e elástico, sendo o ideal numa média de 170 a 180 passadas por minuto.

➡️Manter uma postura adequada e relaxada também é muito importante para a corrida, porque se você se inclinar muito irá gerar grandes torques angulares no tronco, significando que toda vez que você toca no chão o seu tronco irá tender a cair para frente e isso é mais estressante para o seu glúteo máximo e músculos das costas.  

Dr. Luiz Carlos Custodio Fontana - Residente em Medicina do Exercício e do Esporte pela UCS - Caxias do Sul Instagram: @luizcarlosfontana @med.esporte  E-mail: [email protected]

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito