Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Dia do Palmeiras

Almanaque da Bola #424
Por João Nassif 20/09/2019 - 10:21

Aqui, pelo sul do país o dia de hoje, 20 de setembro, é conhecido como “Dia do Gaúcho”, dia que celebra a Revolução Farroupilha.

A Câmara Municipal de São Paulo em 2005 aprovou a lei que escolheu a data de 20 de setembro como “Dia do Palmeiras” como forma de homenagear o clube que neste dia em 1942 jogou pela primeira vez com o nome de Palmeiras e justamente neste dia se tornou campeão estadual.

Na época, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto proibindo que clubes e associações brasileiras tivessem nome que lembrassem os países aliados na Segunda Guerra Mundial, Alemanha, Japão e Itália, sob pena de perderem o patrimônio. 

O então Palestra Itália tentou mudar o nome para Palestra de São Paulo, sob o pretexto que palestra é uma palavra grega. Mas, os outros clubes não aceitaram, principalmente o São Paulo que tinha interesse na punição do clube, pois tinha interesse no patrimônio palestrino.

No dia 14 de setembro de 1942 uma assembleia entre os diretores surgiu o nome Palmeiras que foi oficializado e o presidente do clube proferiu a seguinte frase: “Não nos querem Palestra! Pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”. A profecia foi cumprida uma semana depois.

O Palmeiras entrou em campo na final com a bandeira do Brasil no jogo que ficou conhecido como “Arrancada Heroica”. No jogo que decidiu o título o Palmeiras venceu justamente o São Paulo por 3x1 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito