Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Criciúma de novo fracasso na Taça de Prata

Almanaque da Bola #676
Por João Nassif 29/05/2020 - 09:22

Novamente, à exemplo do ano anterior o campeonato brasileiro da série B, a Taça de Prata de 1983 foi disputada por 36 clubes divididos em seis grupos com seis times cada um.
Os dois primeiros de cada grupo passaram para a fase seguinte e como não havia uma terceira divisão ninguém seria rebaixado.

Na segunda fase os 12 classificados foram divididos em quatro grupos com três times e sendo que os primeiros colocados passariam para a Taça de Ouro ainda em 1986 e os segundos colocados avançariam para a terceira etapa do campeonato. Nesta etapa além dos quatro segundos colocados da segunda fase participaram outros 12 times vindos da Taça de Ouro, tipo um rebaixamento. As 16 equipes se enfrentaram em confrontos diretos na terceira fase, as oitavas de final.

E assim foram se eliminando até sobrarem os dois que decidiram o título. A final foi entre o Juventus de São Paulo e o CSA de Alagoas que pela segunda vez consecutiva participou da final da Taça de Prata. E novamente foi derrotado. O campeão foi o Juventus que perdeu a primeira em Maceió por 3x1 e venceu em São Paulo por 3x0. Na partida decisiva o time paulista venceu por 1x0 e foi o campeão da Taça de Prata de 1983.

O Criciúma jogou apenas a primeira fase do campeonato em 1983 e foi o último colocado de seu grupo. Perdeu os quatro primeiros jogos que disputou, contra o São Bento de Sorocaba e Londrina fora de casa, ambos por 2x0. 

Em seguida fez dois jogos no Heriberto Hülse e sofreu duas outras derrotas. Para o Esportivo de Bento Gonçalves por 2x0 e para a Portuguesa de São Paulo pela contagem mínima. Teve apenas um empate na última partida num 2x2 contra o Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Portanto, em cinco jogos quatro derrotas e apenas um empate. Marcou dois gols e sofreu nove. Guinga e Romário marcaram os gols do Criciúma na Taça de Prata de 1983.

O Criciúma teve três treinadores no torneio. Começou com Varlei de Carvalho, no segundo o jogo o técnico já era Jaime Schmidit que foi demitido após a terceira partida e o clube terminou sua participação com o ex-jogador Vicente como técnico que trabalhou nos dois últimos jogos. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito