Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Copa Sul, primeira e única

Almanaque da Bola #368
Por João Nassif 26/07/2019 - 11:02

A Copa Sul foi um torneio criado pela CBF em 1999 o qual dava vaga ao campeão para disputar no mesmo ano a Copa CONMEBOL.O torneio foi disputado apenas por clubes dos três estados do Sul do país, cada qual com quatro representantes.

Entraram no torneio pelo Paraná: Atlético, Coritiba, Grêmio Maringá e Paraná. Por Santa Catarina: Avaí, Criciúma, Figueirense e Tubarão e pelo Rio Grande do Sul: Caxias, Grêmio, Internacional e Juventude. 

Os 12 clubes foram divididos em três chaves com quatro times cada um com a classificação dos dois primeiros para a fase seguinte quando foram formadas duas chaves com três times em cada uma e somente os primeiros colocados disputariam o título. 

Passaram para a fase seguinte Coritiba e Grêmio pelo Grupo A, Internacional e Paraná pelo Grupo B e Atlético Paranaense e Juventude pelo C.

Depois de divididos em dois grupos de três, sobraram para a decisão Grêmio e Paraná.

A final seria disputada em dois jogos, mas como cada qual venceu uma vez, foi necessária uma terceira partida para se apurar o campeão.

O jogo de ida foi disputado no Estádio Olímpico em Porto Alegre e o Grêmio venceu por 2x0. No segundo jogo em Curitiba deu Paraná que venceu por 2x1 no Couto Pereira.

O terceiro e decisivo jogo foi também em Curitiba, mas no Estádio Pinheirão e o Grêmio venceu por 1x0, tornando-se campeão da primeira e única Copa Sul do calendário do futebol brasileiro.
 

Tags: Copa Sul

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito