Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Construção do calendário

Almanaque da Bola #340
Por João Nassif 28/06/2019 - 13:02

Com o passar dos anos o futebol brasileiro foi organizando seu calendário que aos poucos foi atendendo ao apelo dos torcedores e da própria mídia para que se tornasse coerente com o melhor que era feito no mundo e acima de tudo tivesse credibilidade.

As competições em nível nacional foram sendo criadas, passando antes por etapas regionais, pois afinal de contas o deslocamento dos times era feito de forma precária com as dificuldades naturais das estradas e dos veículos de locomoção que em tempos antigos impediam maior integração entre os clubes que a cada ano iam surgindo por todo o país.

A primeira competição dita como nacional surgiu em 1933 e por motivos óbvios foi batizada de Torneio Rio-São Paulo. Seu sucessor foi o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, embrião do campeonato nacional, com a participação de clubes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, depois estendido com representantes do Paraná, Bahia e Pernambuco.

Palestra Itália (Palmeiras) campeão do Rio-São Paulo de 1933

Em 1971 foi realizada a primeira edição do campeonato nacional que seguiu recheado de fórmulas que eram alteradas a cada ano, até que em 2003 surgiu o campeonato brasileiro da série A, disputada por pontos corridos em turno e returno. 

Começou com 24 times e hoje é disputado com 20, valendo vaga para a Taça Libertadores e Sul-Americana, além do rebaixamento inevitável de quatro equipes para a série B que a partir de 2006 também passou a ser disputada por pontos corridos.

Mesmo com o advento do campeonato nacional e pelo gigantismo do país dividido em várias regiões, são realizados torneios importantes que colocam na disputa equipes dos diversos estados brasileiros.

Agrupados em suas regiões estes times disputaram torneios como a Copa do Nordeste, Copa Centro-Oeste, Copa Norte além da Copa do Brasil integrando mais de 80 clubes de todos os estados do país.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito