Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Conivência com o regime militar

Almanaque da Bola #485
Por João Nassif 20/11/2019 - 09:29

Em março de 1977, a alemã Elizabeth Käsemann foi presa em Buenos Aires. Nascida em Gelsenkirchen e filha de um professor de teologia, a socióloga de 30 anos, estudava economia e trabalhava como professora de idiomas na capital argentina.

Elizabeth foi listada como terrorista pelo regime, foi levada para uma detenção e depois de semanas torturada foi executada em 24 de maio com um tiro nas costas junto com mais 15 prisioneiros.

Elizabeth Käsemann

Por que este episodio aqui no Almanaque da Bola?

No dia 05 de junho daquele ano foi realizado um amistoso entre Argentina e Alemanha Ocidental, os alemães então campeões mundiais e a seleção argentina que ganharia o título jogando em casa um ano depois. A partida foi realizada na Bombonera perante 60 mil espectadores.

Nas semanas que antecederam o amistoso grupos de direitos humanos e religiosos se mobilizaram ao redor da prisão de Elizabeth. A diplomacia alemã ignorou um pedido de habeas corpus e três dias antes do jogo a embaixada alemã em Buenos Aires e a Federação Alemã de futebol receberam a confirmação da morte da socióloga.

Mesmo assim as autoridades preferiram confirmar o amistoso e ignorar o assassinato. O presidente da Federação Alemã, Hermann Neuberger, já havia relativizado publicamente as acusações contra o governo argentino e se prontificou a evitar que os jogadores fossem informados sobre o caso.

Somente no dia seguinte ao jogo é que a informação sobre a morte de Elizabeth Käsemann se tornou pública. O ocorrido não mudou o pensamento dos dirigentes alemães que ignoraram mais uma vez os assassinatos e atrocidades cometidos pela ditadura argentina e um ano depois a seleção alemã retornou à Argentina para disputar a Copa do Mundo.

No amistoso de 1977 na Bombonera a Alemanha Ocidental derrotou os donos da casa por 3x1.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito