Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Cigarro, o que mais mata

Artigo sobre tabagismo
Por João Nassif 25/01/2019 - 11:43 Atualizado em 25/01/2019 - 12:12

Luiz Carlos Custódio Fontana * 

As pessoas começam a fumar sem reconhecer seus efeitos prejudiciais e geralmente inicia-se durante a adolescência. Em geral 3 razões explicam por que os jovens começam a fumar:

1) Pressão exercida pelos companheiros;
2) Desejo de parecer “adulto”;
3) Oposição contra a autoridade.

A fumaça do tabaco possui mais de 1200 substâncias químicas tóxicas. Poucos segundos após a inalação, a nicotina afeta o sistema nervoso central, agindo simultaneamente como tranquilizante e estimulante (provoca substancial dependência fisiológica e psicológica). A dependência fisiológica da nicotina é 6 a 8 vezes mais viciante do que o álcool etílico. A dependência psicológica instala-se durante um tempo maior e está associada a atividades calmantes e agradáveis, tais como beber café, álcool...

Existem poucas pesquisas relacionando o tabagismo com o desempenho de exercícios. Fumantes crônicos tendem a apresentar estilos de vida mais sedentários e ter níveis de aptidão físicas menores. Não se sabe o motivo, mas o fumo aumenta a dependência dos carboidratos para geração de energia. Também apresentam menor função pulmonar dinâmica, podendo se manifestar como doença pulmonar obstrutiva crônica.

Em adolescentes o uso crônico obstrui as vias respiratórias e diminui o desenvolvimento da função pulmonar normal. Crianças que fumam apresentam taxas mais elevadas de asma e sibilância, e diminuição na capacidade funcional pulmonar. As mulheres que se exercitam e pararam de fumar alcançaram melhoras ainda maiores em sua aptidão física do que aquelas que treinaram de modo semelhante, porém não pararam de fumar.

O tabagismo representa a maior causa isolada de morte em âmbito mundial e os usuários vivem uma média de 18 anos menos que os não fumantes, com cada cigarro fumado encurtando a vida em 7 minutos.

Se você precisa de ajuda para parar de fumar, procure seu médico do esporte. 

* Médico do Esporte
[email protected]
@luizcarlosfontana

 

Tags: Tabagismo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito