Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Chile de Pinochet classificado sem jogar

Almanaque da Bola #546
Por João Nassif 20/01/2020 - 14:32

Depois do boicote africano no Mundial de 1966 a FIFA decidiu abrir uma vaga direta para eles e para evitar novos protestos definiu que a Ásia também teria uma vaga direta para a Copa de 1970 realizada no México.

Mantidas estas vagas, a FIFA fez constar no regulamento que haveria para o Mundial de 1974 que foi disputado na Alemanha Ocidental uma repescagem intercontinental entre o vencedor do Grupo 9 das eliminatórias europeias, formado pela União Soviética, França e Irlanda e o vencedor do Grupo 3 da América do Sul formado pelo Peru e Chile depois da desistência da Venezuela.

A União Soviética venceu a disputa na Europa com três vitórias e uma derrota, enquanto que na América do Sul o Peru venceu o primeiro jogo em Lima por 2x0 e pelo mesmo placar o Chile deu o troco em Santiago.

Foi necessário um jogo extra no Estádio Centenário em Montevideo e o Chile de virada venceu o Peru por 2x1 se credenciando para disputar a vaga com os soviéticos.

Duas semanas antes do início da repescagem, em 11 de setembro de 1973 ocorreu o golpe militar no Chile liderado pelo general Augusto Pinochet e o presidente Salvador Allende foi assassinado. A União Soviética que mantinha boas relações com o governo Allende anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Chile.

Mesmo assim em 26 de setembro, cercado de muita tensão o primeiro jogo da repescagem foi realizado em Moscou. Não existem imagens desta partida, pois as autoridades soviéticas proibiram a entrada de jornalistas e câmeras no estádio. O jogo terminou empatado em 0x0. 

A partida de volta foi marcada para o dia 21 de novembro, mas os soviéticos se recusaram a viajar alegando motivos políticos. Mesmo assim o jogo foi realizado.

Num dos momentos mais constrangedores da história do futebol a seleção chilena entrou em campo no Estádio Nacional, ficou perfilada para execução do hino nacional e o árbitro austríaco Erich Linemayer soprou o apito inicial. O capitão chileno Francisco Valdés carregou a bola pela metade vazia do campo até o gol e chutou para as redes.

A FIFA declarou o Chile vencedor por 2x0 e classificado para o Mundial da Alemanha Ocidental. Os soviéticos foram punidos com a desclassificação e multados pela entidade.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito